Descubra 8 passos para ter um domínio próprio personalizado dentro do Gmail.
Você sabia que a maioria dos e-mails corporativos de empresas com domínio @gmail.com, geralmente não são abertos pelo público? Isso ocorre, principalmente, porque as plataformas de gestão de e-mails do seu público, seja ela qual for, entende como spam e muitas vezes a sua informação não chega sequer na Caixa de Entrada. Por isso, hoje vamos te ensinar como configurar seu e-mail profissional Gmail.
Em primeiro lugar, um e-mail profissional te dá a oportunidade de personalizar com o domínio da sua preferência. Por exemplo, você pode inserir o nome da sua empresa ou do departamento de trabalho responsável. A necessidade de um e-mail profissional já é realidade em quase todas as empresas atuais e que desejam sempre se atualizar. Além de ser uma alternativa segura para que seu público saiba qual é o seu canal de comunicação, e, assim, evitar fraudes ou golpes online. Este parece um detalhe bem simples, mas que permite melhorar a sua credibilidade com o seu público, criar listas de e-mail para responder e centralizar seus canais de comunicação.
É importante lembrar que aqui ensinaremos a personalizar o domínio do seu e-mail para que ele seja @onomedasuaempresa.com.br, e não onomedasuaempresa@gmail.com. Nossa sugestão é que antes de começar esse processo você registre o seu domínio na internet, assim, você aumenta as suas medidas de segurança e evita dor de cabeça. Esse é o processo de personalizar um e-mail corporativo que antes era um e-mail privado.
Então, vamos ao passo-a-passo de como configurar seu e-mail profissional Gmail. Assista o nosso tutorial ou siga o passo a passo abaixo:
Passo 1: Crie uma conta Gmail
Antes de tudo, você vai criar um e-mail normalmente ou optar por uma conta já existente. Ao criar um novo e-mail você garante que conseguirá acessar o Gmail de qualquer lugar, em qualquer computador e ter acesso a todos os seus arquivos.
Passo 2: Configure o e-mail corporativo dentro deste Gmail
Para começar, siga estes cliques: (1) “Configurações”, (2) “Ver todas as configurações”, (3) “Contas e importação”, (4) “Verificar e-mail de outras contas”, (5) “Adicionar uma conta de e-mail”.
Passo 3: Adicione uma conta de e-mail personalizada
Depois disso, insira o domínio de sua preferência. Assim, o seu e-mail vai ficar: “@onomedasuaempresa.com.br” ou “@nomedodepartamentoempresa.com.br”. Pode ser que o domínio já exista na plataforma, caso isso aconteça, faça algumas alterações para encontrar a melhor opção.
Passo 4: Clique em “Importar os e-mails da minha outra conta (POP3)”
Nesta etapa, insira o seu e-mail personalizado na caixa “Nome de usuário”, configure a sua senha e selecione a caixa “Marcar as mensagens recebidas”, para ter mais organização. Assim, você terá mais organização e as mensagens chegarão na sua Caixa de Entrada já categorizadas e com um marcador de identificação. Depois, “Adicione a conta”.
Passo 5: Selecione a opção de enviar e-mails com seu novo domínio
Em seguida, recomendamos que você responda que deseja enviar e-mail com a sua nova conta e clique no botão escrito “Próxima”. Isso permitirá que seu novo domínio de e-mail não seja apenas um canal de recebimento, mas você poderá enviar comunicações com ele ao invés do @gmail.com.
Passo 6: Insira informações sobre o seu novo e-mail
Coloque o nome de sua preferência para aparecer aos destinatários dos seus e-mails. Nessa etapa, você também deve adicionar o nome da sua empresa ou departamento responsável. Não se esqueça de assinalar a caixa “Tratar como um alias”, pois isso permitirá que você faça login com esse novo endereço e ele seja seu endereço principal. Feito isso, avance para a próxima etapa.
Passo 7: Acrescente mais algumas informações
No nome do usuário adicione o seu novo e-mail por completo. Recomendamos que não mexa no campo que indica “Servidor”. Ou seja, deixe do jeito que está com as configurações automáticas do Gmail, bem como o campo recomendado que indica “Conexão segura usando TLS”. Depois disso, apenas defina a senha novamente. E para finalizar, clique em “Adicionar conta”.
Passo 8: Confirme a atualização
Por último, o Gmail enviará para o seu e-mail um código de confirmação para validar todo esse processo, e isso pode demorar alguns instantes. Quando o código chegar na sua caixa de entrada, copie e cole na janela de confirmação. E, por fim, para definir o seu e-mail corporativo como e-mail padrão, vá em: “Enviar e-mail como”, nas configurações de “Contas e importação” e defina com o endereço do seu novo e-mail.
Pronto! Agora que você finalizou todas as etapas, terá disponível duas opções na hora de enviar um e-mail, tanto pelo Gmail quanto por seu novo domínio corporativo. Ainda ficou com alguma dúvida? Acesse a Central de Ajuda da RedCake e assista ao nosso tutorial completo, clique aqui e saiba mais!