Como criar um Instagram Irresistível?

Siga o passo a passo completo!

Essa é a melhor maneira para começar ou reiniciar seu perfil no Instagram de forma estratégica, seja para seu perfil pessoal, profissional ou empresarial. Por isso, você precisa ler esse blog agora mesmo!

Então, vamos começar?

Começando do Zero!

O primeiro passo é instalar o App (Aplicativo) no seu celular pelo Google Play (Destinado a Androids) ou App Store (Destinado a iOS).

Em seguida, crie uma conta e faça seu login! Para isso, cadastre-se utilizando o seu número de telefone, E-mail ou conta do FaceBook, que te proporciona uma vantagem significativa, começar com vários seguidores em potencial!

Dica valiosa: 3 regras para criar seu @ (Nome de perfil) no Instagram!

Lembre-se de utilizar uma palavra chave memorável, legível e exclusiva, ou seja, fácil de lembrar, pronunciar e única.

Outra curiosidade sobre a plataforma é que, mesmo tendo um perfil criado, você pode converter seu tipo de conta para a categoria Conta Pessoal, Empresarial ou Criador de Conteúdo. Basta entrar em Configurações – Conta – Mudar tipo de conta.

Assim, quem usa o Instagram para divulgar a marca, essa conversão proporciona diversas vantagens, como: acesso a métricas mais precisas sobre as publicações e os seguidores.

Agora que você já sabe como começar, siga as estratégias para criar um Instagram Irresistível!

Construindo a Biografia!

A famosa Bio do Instagram é um espaço muito valioso, principalmente para criadores de conteúdo e empresas! Isso porque, é o primeiro lugar de contato com os usuários da rede, onde você divide com eles as informações mais relevantes sobre o seu perfil!

Portanto, saiba quais as informações devem constar na sua Bio magnética:

  • Foto de perfil – principais conselhos:
  1. Esteja sozinho(a) na foto!
  2. A fonte de luz principal precisa estar à sua frente.
  3. Tenha pelo menos 600 pixels de largura na foto.
  4. Caso seja uma logo, utilize a versão simplificada.
  • Nome do Perfil e Descrição principal:

@redcakeamd

Descrição: Agência de Marketing Digital | RedCake

Ou seja, na descrição diga – Quem você é ou O que você é.

  • Bio – Divida seu texto em 3 linhas. Pois, a quebra de linha facilita a leitura do usuário. Siga o passo a passo:
  1. Coloque a Promessa (O que você faz – dizendo seu nicho, sua missão e diferenciais).
  2. Uma apresentação mais completa de quem é você que desperte Autoridade.
  3. Faça um convite (CTA – Chamada para Ação) para seu link!

Dica de Ouro: O número de caracteres permitidos aqui é bem limitado. Por isso, o ideal é ser direto. Além disso, nada de frases prontas, seja original, isso é fundamental para se destacar no mercado.

  • Site: Utilize-o para colocar o Link que está alinhado com seu CTA da Bio.
  • Opções de contato: Nessa aba, dependendo do seu tipo de conta (Criador de conteúdo ou Empresarial) vai aparecer as opções – Telefone, E-mail, Endereço e Número WhatsApp Business.

Ganhando seguidores!

Com um perfil pronto, agora você só precisa começar a postar! Pois, ninguém ganha seguidores sem ter conteúdo no perfil.

Por isso, entenda o funil de conversão do Instagram:

O funil revela que para maximizar o alcance da sua conta, primeiramente você precisa investir 80% da sua produção em Reels, mas isso varia de acordo com o nicho! Isso porque, ele é o mais novo formato de conteúdo da plataforma, que vem disparando em popularidade para competir com o App vizinho, o famoso TikTok.

Outro grande atrativo desse formato é que são relativamente fáceis de criar. Contudo, ter boas ideias e conteúdos originais nem sempre é simples! Por isso, siga essas dicas para colocar a criatividade na rotina:

  1. Entenda e consuma vários vídeos do seu nicho para ampliar seu repertório.
  2. Tenha uma lista de ideias e inspirações.
  3. Defina a linha editorial e um calendário de produções.
  4. Separe um dia para fazer todas as produções. Dica, grave na vertical (1080px por 1920px) com pelo menos 720p (HD) e garanta uma boa iluminação e captação de áudio.

Além disso, considere adequar sua produção de conteúdo às estratégias do Marketing Digital para prender a atenção das pessoas e gerar engajamento de verdade!

Para isso, defina:

  • Quais são seus objetivos e metas?
  • Quem é seu Público Alvo, quando ele está online e o que eles procuram dentro das redes?
  • Quantos Reels, Carrosséis, Posts Estáticos e Stories serão publicados por dia?
  • Quais serão suas principais linhas editoriais?

Lembre-se: Não use todos os formatos disponíveis de uma vez para criar seus conteúdos! Esse é um erro comum, mas que ninguém te conta… 

O segredo da estratégia de conteúdo!

O segredo é usar do veículo certo, no momento certo, aproveitando seus pontos fortes:

  • Reels – Excelente formato para alcançar novos seguidores e views ou engajamento/conversão, isso só vai depender da estratégia de áudio que você irá utilizar.
  • Carrossel ou Post Estático – Podem gerar autoridade, reciprocidade e emoção.
  • Stories – São os campeões do engajamento real e da conexão genuína.
  • Lives – Aumentam a interação do público com a sua marca, gera autoridade e prova!

Alerta para as novidades recentes desse novo formato – Reels!

A Meta (Conglomerado estadunidense de tecnologia e mídia social do Facebook) liberou que em breve poderemos usar: 

  • O botão Promover para os Reels também; 
  • Agendamento antecipado e automático dos Reels em ferramentas externas ou no próprio Business Suites;
  • Além disso, criou uma API pública para que empresas externas construam ferramentas incríveis para ajudar os usuários na gestão dos reels.

Use as melhores # (Hashtags) nas suas publicações!

Assim, você ajuda o algoritmo a classificar seus Posts e a encontrar de forma certeira o público interessado no seu conteúdo. Consequentemente, suas chances de ganhar novos seguidores aumentam. Mas, saiba que existem estratégias para escolher as melhores, usá-las na quantidade certa e nos formatos adequados.

Dica valiosa para criar as # do seus Posts!

Divida os termos em três categorias:

  • Nicho – Exemplo: #marketingdigital ou #mktdigital
  • Conteúdo – Exemplo: #dicasdeinstagram #instagramparanegócios
  • Público – Exemplo: #criadordeconteudo #criadordeconteúdo

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