Redcake Agência de Marketing Digital
Como criar um Planejamento Estratégico de Marketing que te ajuda a vender mais

Como criar um Planejamento Estratégico de Marketing que te ajuda a vender mais

Passo a passo completo

Sabemos como é essencial investir em novos projetos, se esforçar para vender mais, bater metas e treinar sua equipe. Mas comete um erro quem muito idealiza o sucesso de sua empresa, mas não desenvolve um bom planejamento estratégico de marketing.

Como diria a própria Lewis Carroll, “Se você não sabe para onde ir, qualquer caminho serve!”. Vender mais e melhor é um dos principais objetivos do marketing, que é um conjunto de ações focadas em atender as necessidades ou os desejos dos seus clientes.

Por isso, marketing é uma forte ferramenta de vendas. Quando se contrata uma agência de marketing, por exemplo, é comum que você delegue todas as atividades operacionais que ficam sob os cuidados da empresa, enquanto o seu negócio, como parceiro da agência, fica responsável por sua análise e acompanhamento.

É nesse momento em que a importância do planejamento estratégico de marketing fica ainda mais evidente: uma empresa não sabe o que combinar com a agência, o que cobrar e nem metrificar os resultados do seu parceiro se não tiver um bom plano.

5 passos para montar o seu planejamento

É importante deixarmos claro que uma agência, como a RedCake, pode ser responsável por criar um planejamento estratégico de marketing e apresentá-lo, o que te poupa muito tempo e esforço para idealizar como deve ser a comunicação publicitária que atenda suas necessidades.

Porém, existem algumas etapas que tanto agência como empresa podem passar para clarificar ainda mais como essas ações devem ser desenhadas.

1 Entenda qual é a necessidade atual da empresa

Para alguns negócios, faz mais sentido focar em estratégias para conversão de clientes, porque atraem muitos contatos mas não conseguem fechar vendas.

Para outros, pode ser que precisem de novos clientes e carecem de contatos. Há ainda aqueles que vendem bem, mas estão sempre buscando por novos clientes e não conseguem fidelizar os atuais.

Ou mesmo, existem empresas que tem uma estrutura financeira sólida, mas necessitam aperfeiçoar sua comunicação digital e melhorar a aparência da marca. 

Ideia prática

Uma boa ideia para descobrir qual objetivo é o seu é através da chamada Matriz SWOT (ou matriz FOFA)!

Ela funciona como uma tabela que organiza os quadrantes que listam todas as Forças internas de sua empresa. As Fraquezas que você admite ter no seu negócio, Oportunidades que o mercado externo oferece e Ameaças que o você pode receber.

Quanto mais itens listados, melhor, porque você consegue cruzar as informações entre si para detectar o que pode ser melhorado. Aquilo que precisa ser potencializado, do que você precisa se defender e o que tem prioridade para mudar.

É claro que mesmo com a melhor Matriz construída, outros pilates são indispensáveis no seu planejamento estratégico de marketing:

2 Público-alvo e persona

Que tipo de pessoa sua empresa quer atingir? Quais são os produtos que você tem hoje que vão atingir o tipo A, e quais são preferidos pelo tipo B?

Entendendo detalhes como preferências, faixa etária, desejos, do que não gostam e outras informações podem facilitar que a agência desenhe a famosa persona: um personagem que simboliza exatamente o tipo de pessoa que vai receber a comunicação de cada campanha.

Acredite, isso favorece muito a qualidade da entrega final do trabalho!

3 Organize o seu time

Sabendo quais são os seus objetivos e com quem você vai conversar, a próxima etapa é organizar quem vai trabalhar ativamente dentro do seu planejamento.

Uma vez que se entende a dimensão do seu trabalho, você prepara melhor as pessoas que vai delegar para cuidar do seu marketing, ou selecionar melhor a agência publicitária que vai cuidar da sua comunicação.

É importante dizer que, mesmo com uma agência parceira, você precisa ter ao menos uma pessoa para que seja o contato principal dos publicitários, a fim de aprovar comunicações e validar ideias.

4 Independente do que fizer, nunca cometa esse erro!

Por mais que você tenha muita experiência de mercado e acha que já viu de tudo, jamais utilize o critério de “eu acho que”, aplicando suposições para definir o seu planejamento estratégico de marketing.

Além de volátil, o mercado é imprevisível e existem qualificações de neuromarketing, psicologia do consumidor, algoritmos e métricas validadas que só uma agência de marketing pode combinar com maior eficácia.

Ou seja, se você não sabe por onde começar o seu projeto de comunicação, autorize que a agência ou um colaborador interno desenvolva sua Matriz SWOT, ou no mínimo aplique uma pesquisa de mercado entre seus clientes. Estas são boas ideias para evitar o tipo no pé.

5 Especialistas em planejamento estratégico

Em um mundo digital em constante evolução, manter-se atualizado com as últimas tecnologias e tendências é essencial para o sucesso de qualquer negócio.

Na RedCake, entendemos a importância da atualização técnica e oferecemos serviços que podem impulsionar seu negócio para o futuro.

Com tecnologia avançada para a organização do marketing e vendas, controle total sobre os resultados gerados através do marketing digital e uma gama de ferramentas, como funis de marketing digital, funis de vendas (CRM), automação de WhatsApp com robô de autoatendimento integrado ao CRM e otimização de páginas SEO, ajudamos você a alcançar seus objetivos de forma eficaz e eficiente.

Nosso foco é capacitar seu negócio a se destacar em um mercado competitivo, oferecendo soluções personalizadas que atendam às suas necessidades específicas.

Clicando aqui, você pode solicitar uma consultoria de marketing digital para diagnosticar o seu negócio, ou falar com a nossa equipe sobre marketing digital!

Conheça mais sobre nossos serviços e descubra como podemos impulsionar o seu negócio para o sucesso!

E aí curtiu? Que tal bater um papo conosco?
Orçamento

Quer a ajuda da RedCake para expandir seus negócios no Marketing Digital?