A primeira coisa que vem à cabeça de muita gente quando se fala em envio de e-mails são os famosos spams. Logo em seu início o e-mail era utilizado como uma das mais modernas formas de comunicação. Com o passar do tempo e a criação de meios mais rápidos e eficazes, como o atual WhatsApp, essa função se tornou obsoleta.
Sendo utilizada apenas para comunicação interna em empresas, alguns familiares, zilhões de spams e propagandas de empresas que você nunca nem viu. Era visto como uma forma online de enviar “mala direta”, ou seja, propagandas via correspondência – comunicação em massa.
No entanto, por causa dos [maravilhosos] avanços das ferramentas de automação de marketing, o envio de e-mails se tornou uma das melhores formas de levar a mensagem certa às pessoas certas, na hora certa.
Resumindo: o e-mail marketing é um meio de comunicação entre empresa e consumidor ou potenciais clientes. E isso acontece, bem, através do e-mail. Vejamos, provavelmente, você já deve ter visto em sua caixa de entrada e-mails como: ofertas de passagens aéreas, promoções, confirmações de compra online, newsletter…
POR QUE FAZER O ENVIO DE E-MAILS MARKETING?
Sabendo de tudo isso aí em cima, você deve estar se perguntando: “mas por quê raios devo aderir ao envio de e-mails marketing se é tão inconveniente?” Pois bem, em primeiro lugar ele já foi – do verbo não é mais – inconveniente. Muito pelo contrário, como eu disse, o envio de e-mails agora é utilizado como um eficaz meio de comunicação entre empresa e cliente ou possíveis.
O grande alcance é uma das principais características. Vamos começar com números, eles nunca mentem:
- mais de 3 bilhões de usuários com, pelo menos, uma conta de e-mail em 2020 (de acordo com o The Radicati Group, 2016)
- ¾ das empresas alegam que o ROI de e-mail marketing varia entre bom e excelente (de acordo com o Econsultancy, 2016)
- 72% dos usuários checam suas caixas de entrada mais de 6x por dia
- clientes que recebem newsletter gastam 83% mais do que os que não recebem
O envio de e-mails tem, atualmente, como objetivo para a empresa: vender produtos; divulgar novos conteúdos; e interagir de maneira pessoal com seu público, por exemplo. Mas para que ele seja alcançado é preciso observar alguns detalhes e ajustar características próprias e certeiras. Afinal de contas, uma newsletter sem graça só vai irritar quem a recebe e, provavelmente, resultará em descadastramentos.
Alto ROI
Para começar a usar uma estratégia de envio de e-mails marketing você não vai precisar de muita coisa, na verdade, apenas três ingredientes: um domínio, uma ferramenta de e-mail marketing e uma pessoa para executar a estratégia.
Uma boa ferramenta de envio de e-mails marketing fará toda a diferença. Mas não precisa se preocupar porque existem diversas no mercado. Seu custo não é alto e ainda existem algumas gratuitas.
Saiba que, independente da ferramenta que escolher, o envio de e-mails marketing é um dos canais de marketing digital que apresentam melhor retorno financeiro. Isso porque não é necessário investir muito, pelo menos não inicialmente, e as chances de gerar um grande volume de receita é alto.
Previsibilidade
Por causa dos algoritmos das redes sociais, nem todas as pessoas que te seguem vão conseguir ver uma postagem sua. Isso porque o algoritmo é que determina quais são as mensagens mais relevantes para cada usuário.
Dessa forma fica um pouco [muito] complicado conseguir prever o alcance dos posts nas suas redes. Ou seja, você não tem controle de quantas pessoas vão ver o que você postou.
Ao contrário do envio de e-mails marketing. Porque se você selecionar 200 endereços de e-mail para enviar sua mensagem, todos os 200 irão receber o seu conteúdo nas caixas de entrada [com exceção de problemas técnicos].
Flexibilidade
O e-mail marketing é uma verdadeira tela em branco para a criação de conteúdo. Porque você pode usar apenas texto, pode inserir imagens, GIFs, vídeos, infográficos, links para outras páginas, como landing pages, e diversas outras ferramentas.
Além disso, a possibilidade de personalização do envio de e-mails faz com que eles sejam cada vez mais pessoais. Calma aí que vamos conversar sobre a importância da humanização já, já.
PARA QUÊ FAZER O ENVIO DE E-MAILS MARKETING?
Trazer leads para pertinho de você
Ao escolher receber os e-mails da sua empresa, uma pessoa espera que você continue sempre mantendo contato com. Isso pode parecer uma ação óbvia, mas muita gente esquece que manter um relacionamento de forma constante com sua base de contatos via e-mail é indispensável.
Por isso, o envio de e-mails marketing é uma estratégia de marketing para engajar seus leads. Dessa forma você fará com que eles lembrem sempre de você, aumentando as chances de se tornarem clientes.
Nutrir e educar leads
Como assim?! Assim: a nutrição de leads é uma estratégia de inbound marketing. Pra falar a verdade, é uma das mais importantes e eficazes. Porque é através dela que você vai conseguir transformar as pessoas que assinam sua newsletter em leads e, então, seus leads em clientes.
Para fazer isso você vai precisar educar seus leads sobre o seu negócio, o que você faz, seu produto, como vai resolver determinado problema. A partir do momento que você cria uma estratégia e envia mensagens personalizadas [coisa que só dá para fazer através do envio de e-mails marketing] para as pessoas certas, no momento certo, você as conquista.
Mostrar o que você tem de melhor
Por exemplo, se você tem um blog ou uma loja virtual e deseja mostrar para as pessoas – seus leads, clientes e possíveis futuros clientes, é preciso mostrar para as pessoas o que você tem de novidade. Se trata de uma ação essencial para o sucesso da sua estratégia.
Assim, existem diversos canais pelos quais você pode promover seus conteúdos. E o envio de e-mails marketing é um deles. Enviando uma newsletter, por exemplo, você contribui para que as postagens no seu blog sejam mais acessadas.
Consequentemente, aumenta a visibilidade do seu blog, que ajuda a elevar sua posição no ranking das páginas de buscas, fazendo com que seu site, de forma geral, seja mais visualizado e por aí vai…
Vender seu produto
O – principal, primordial, top de linha – objetivo com o envio de e-mails é vender o seu produto, serviço, ideia. Como eu tinha te perguntado, quantos e-mails com ofertas ou promoções você recebe diariamente na sua caixa de entrada? Especialmente empresas que vendem diretamente para consumidores usam esse canal para aumentar suas vendas. E, acredite, é realmente eficaz.
Estimular seus contatos a realizarem transações com apenas um clique, a partir do e-mail, vai te ajudar a diminuir uma série de etapas na jornada do seu consumidor que, talvez, nem você imagine. Aproveite tudo o que o envio de e-mails marketing pode oferecer parar promover seu produto ou serviço.
Manter um relacionamento direto com seus clientes
Todo relacionamento precisa ser uma via de mão dupla. De nada adianta um cliente entrar no seu site, comprar, receber o produto e pronto. Ficar por isso mesmo. Ok, você alcançou seu objetivo principal, vender. Mas é extremamente importante continuar “conversando” com esse cliente.
Especialmente porque ele já te conhece. Ou seja, as chances de ele realizar outra compra são bem altas. Além disso, ter um feedback de cada compra vai te ajudar a entender melhor quais ações estão dando certo, quais não. O que você pode fazer para melhor e, ainda, sempre lembrar o seu cliente de que você existe.
COMO CRIAR CONTEÚDO PARA O ENVIO DE E-MAILS MARKETING
Confiança é tudo
Sabe aquele método, antiiiigo, que muita gente ainda usa, de assinar os e-mails com o nome da empresa? Então, faz isso mais não. Sabe por quê? Quando uma pessoa recebe um e-mail com o nome da empresa que está enviando dá a sensação de profissionalismo. Mas não é isso o que o seu cliente quer. Ficou confuso?
Humanização. Tenha sempre esse conceito em mente. Hoje em dia, as pessoas não querem ser tratadas como mais um na multidão. Elas querem ser o destaque da multidão. Elas querem se sentir vistas e tratadas como pessoas.
E pessoas se conectam com pessoas. É por isso que se interessam tanto em saber o que existe por trás de um negócio. Quem são as pessoas que trabalham com isso? O que elas fazem? Como elas são? Por mais superficial que seja, a falsa sensação de intimidade traz conforto, segurança, acolhimento.
Quer um exemplo? A rede de farmácias Ultrafarma usa o nome de seu fundador – Aparecido Sidney de Oliveira – como remetente em suas campanhas de envio de e-mails. Dessa forma a empresa cria uma conexão com seus clientes.
Personalização = se sentir especial
Como falei antes, todo mundo quer se sentir especial. De fato, cada um de nós é especial à sua maneira. Mas é um pouco complicado mostrar para todos os seus clientes que cada um deles tem sua importância para a sua empresa. Até mesmo porque você não os conhece tão a fundo assim. E mesmo que conhecesse, precisaria de uma equipe gigantesca e teria que desembolsar uma quantia impossível para a receita da sua empresa.
Porém, utilizando o envio de e-mails marketing você pode fazer isso de uma forma muito mais simples, barata e eficaz. Levando em consideração que os e-mails personalizados são 17,6% mais vezes abertos comparado a 11,4% com os sem qualquer personalização, dá para se ter uma ideia da importância de saber como direcionar corretamente sua mensagem.
A personalização mais simples é colocar o nome da pessoa no corpo do e-mail. Para isso, as ferramentas utilizam campos variáveis. Mas para que isso seja possível, é preciso ter o nome e e-mail da pessoa para quem será enviado. Outro tipo de personalização é criar um e-mail marketing criativo, além de oferecer algo de valor para quem recebe. Esse algo pode ser uma oferta especial. Por exemplo a AirFrance, que oferece um desconto de R$200 reais na compra de uma passagem como presente de aniversário para seus clientes.
Já o site Booking utiliza a personalização para enviar a seus clientes ofertas relacionadas às preferências do usuário. Que são identificadas através de pesquisas de destinos ou viagens anteriores. Dessa maneira é possível criar envio de e-mails personalizados, muito mais atraente para quem recebe.
Tenha certeza que seu envio de e-mails será aberto
O assunto do seu envio de e-mails é tão importante quanto – ou mais – que o próprio conteúdo. Porque ele é como se fosse o título, o chamariz, do que irá ler. E, para que seu lead abra o e-mail, é preciso que ele seja “matador”, sem chances de ser ignorado. Quanto maior sua taxa de abertura, maior é a probabilidade de você ter links no e-mail para o seu conteúdo.
Não existe um cálculo matemático exato para mostrar qual dos diversos assuntos que você criou será o ideal, aberto por todos. Mas existe um teste, sim. Chamado teste A/B. Ele é feito da seguinte forma: primeiro você seleciona dois assuntos criados. Um deles você envia para 10% da sua base (lista). E faz a mesma coisa com o outro. Espera e analisa o resultado. Aquele que tiver maior taxa de abertura você envia para os outros 80% restante da sua lista.
Tenha em mente, de nada adianta você fazer um conteúdo maravilhoso se ele nunca será lido. Por isso, não tenha medo de gastar tempo com seu título e fazer o teste A/B.
Todo mundo gosta de ser mimado
É uma premissa bem clara. O exemplo aqui é a empresa Invision, sempre que uma pessoa se inscreve em sua newsletter, ela envia uma mensagem de boas vindas e uma prova social com o número de pessoas que fazem parte da sua audiência. Como a imagem abaixo:
Mas, talvez, o principal diferencial seja os conteúdos gratuitos oferecidos logo no primeiro contato. Agregando ainda mais valor para quem acabou de se cadastrar.
Claramente, esse é só um dos primeiros passos. Para manter sua lista cada vez mais engajada, toda semana a empresa envia atualizações de conteúdos publicados em seu blog, uma curadoria com os designers favoritos e uma oportunidade de ganhar uma camiseta da marca toda semana. Se você se interessou por esse método e tem condições, pode oferecer diversos tipos de recompensa, sabendo que, quanto mais exclusivo, para quem faz parte da sua lista, for o prêmio melhor. A exemplo de:
- e-books
- webinários
- vídeos
- minicursos online e gratuitos
- infográficos
- planilhas e checklists
- itens físicos – sorteios e brindes
Comemore com o seu lead
Datas comemorativas. São poucas as pessoas que não gostam de, ao menos, serem lembradas ou informadas. O Halloween uma data comemorativa que faz parte da cultura estadunidense. Mas isso não a impediu de se popularizar pelo Brasil. Mesmo que não seja uma data que todo brasileiro celebre, todos conhecem. E compartilham ideias, trocas de informações, conteúdo, e afins, sobre a época.
A Lush, fabricante de cosméticos, aproveitou a data para selecionar e vender produtos relacionados. Como o sabonete de abóbora, utilizando um envio de e-mails temático.
Ideias como essa podem ser utilizadas em absolutamente todas as datas comemorativas. Tanto as “gerais” – natal, páscoa, ano novo, carnaval – como as que tem a ver com o seu produto ou serviço. Digamos que você possui uma pamonharia, pode utilizar o Dia Internacional do Milho (24 de abril) como uma data comemorativa para o seu negócio. Utilize essas datas como inspiração para divertir seus leitores, fornecendo conteúdo de qualidade e, até, impulsionar vendas online.
Chame seus leitores para ação
Call To Action [CTA], é o nome do botão que irá direcionar seu leitor para a página que você deseja. Ao contrário do que muita gente pensa, ele não deve ser colocado somente no final do e-mail. Ele deve estar visível na primeira visualização do e-mail, ou seja, sem que seu leitor precise rolar a página para baixo. Então, você pode repetir a CTA ao longo do corpo do e-mail.
Faça segmentação de campanhas
Para ter uma lista saudável e engajada, o ideal é segmentar o público para o envio de e-mails de campanhas. Em primeiro lugar você pode começar perguntando para seus novos usuários que tipo de conteúdo essa pessoa mais se interessaria em receber.
Segmentar campanhas é uma das táticas de personalização mais eficazes. Além disso, e-mails segmentados geram 58% de toda a receita vinda de vendas por e-mail. Não se apegue a história de que o envio de e-mails feito mais de uma vez por semana é algo ruim. Na verdade, o que realmente importa é a qualidade do seu conteúdo e os critérios de segmentação que você aplica. Os mais usados são:
- quem já comprou algum produto seu
- quem nunca comprou
- por taxa de cliques e abertura de e-mail
- por assuntos de interesse
Contar histórias faz parte da vida de todos
Já te disseram que o envio de e-mails muito longo pode ser uma péssima estratégia? Essa não é bem toda a verdade. A questão é que sim, de fato, e-mails mais curtos tem mais chances de gerarem abertura e conversões. Apesar de esta tática funcionar com boa parte das empresas, existem aquelas que sabem como contar uma história.
Marie Forleo é uma empreendedora estadunidense de sucesso que entende bem sobre assunto criar conexão. Afinal de contas, não é qualquer conteúdo que funcionará e levará seu leitor até o final. O envio de e-mails marketing criativo junta as várias características que já falei neste artigo com um ingrediente – quase secreto – a habilidade de contar histórias, ou Storytelling.
ENVIO DE E-MAILS: DICAS PARA ESCRITA
Todos nós entendemos a importância de uma boa “etiqueta” quando se trata de nossa comunicação interpessoal. Que nos ajuda a obter os resultados que precisamos. Nossa comunicação determina a opinião que os outros tem de nós – inteligente ou ignorante, agradável ou rude, profissional ou imaturo.
Sobre o envio de e-mails, não é tão fácil de controlar o modo como os outros nos veem, por isso é ainda mais importante. O que você escreve e como você usa o e-mail pode afetar diretamente no modo em que ele será entregue, se será entregue, lido ou respondido.
Pense, escreva e pense novamente
E-mail é estático, de um jeito diferente da comunicação ao vivo. Não há nenhuma maneira de obter feedback imediato de expressões faciais ou respostas de voz para saber se estamos sendo eficaz ou mesmo compreendidos. Então pense duas vezes antes de apertar o botão enviar.
Use uma linha de assunto significativo
Esta é a primeira coisa que o leitor vê. Use palavras que se relacionem com a mensagem que você está enviando. Siga uma linha de assunto, para que o seu e-mail não seja configurado como lixo eletrônico. Evite palavras genéricas como “Oi” ou “Leia isso”.
O início e o fim
Sempre use uma saudação, mesmo que seja curta, como “Olá”. Algo que funcione de acordo com o destinatário. Não se esqueça de, no final, assinar sua mensagem também! Sempre assine suas mensagens com seu nome e um agradecimento, ou algo similar.
Conversa esquecida
Ao responder e-mails, inclua uma cópia dos e-mails anteriores, ou os que você tenha conversado com a pessoa sobre o tema, não basta enviar uma nova mensagem. É possível que a pessoa não lembre da conversa que teve com você.
URGENTE
Não envie todas as suas mensagens como “urgente” ou “alta prioridade”. Se os destinatários manterem as mensagens que receberem marcadas dessa maneira, então, eventualmente, o ponto de exclamação vermelho perde a eficácia – exceto para reforçar o quão importante você pensa que é.
Não grite com o seu destinatário
Digitação em CapsLock é visto como gritar, ou que você está apenas com preguiça de usar a formatação de texto adequada. Também é difícil para os olhos, a pessoa acaba levando mais tempo para ler algo escrito em letras maiúsculas do que para ler algo que está formatado corretamente.
Verificação ortográfica
Baixa habilidade de escrita são um reflexo direto em você! A verificação ortográfica vai evitar que muitos erros ortográficos sejam enviados junto a sua mensagem, você deve sempre verificar seu e-mail no caso de você ter escrito alguma palavra incorreta. Use o corretor automático para verificar erros de acentuação, pontuação e formatação.
Então, agora que você entende um pouco sobre como funciona o envio de e-mails marketing, que tal começar a se relacionar com seus leads? Ainda não se sente confiante o suficiente? A equipe RedCake pode te ajudar! Nós trabalhamos com a criação e envio de e-mails marketing entre outras estratégias de inbound marketing.
E se você curtiu nossa matéria sobre como montar uma loja virtual, provavelmente, também irá gostar dos outros assuntos que exploramos aqui no blog. Então, se liga nas outras novidades que tem por aí.