Não importa se você já tem uma loja física ou se está querendo começar seu negócio totalmente online. A grande sacada é ter em mãos um e-commerce. Você deve estar se perguntando “por quê?”. E nós vamos te explicar da melhor maneira possível. Inclusive, como montar uma loja virtual.
Para começar, o seu público, muito provavelmente, está na internet. Além disso, criar uma loja virtual fará com que todos os custos que você teria com uma loja física reduzam a quase zero. A questão é que o futuro do e-commerce é lindo: brilhante e promissor. E o The Economist confirma cada letra.
Como empresário [ou futuro empresário] você não quer ficar fora do mercado. Nem deve, caso contrário, só atrairá o fracasso para a sua empresa. E ninguém quer isso. Talvez o seu concorrente, mas nem ele será capaz de provar ser o melhor se não tiver com quem concorrer.
COMO MONTAR UMA LOJA VIRTUAL
Falando especificamente sobre como montar uma loja virtual, você não precisa ser nenhum expert no assunto. Atualmente existem diversas plataformas. Para todos os gostos e bolsos. E, claro, empresas especializadas em criação de sites e lojas virtuais, como a RedCake.
Para te ajudar nessa tarefa, você pode começar por um artigo que postamos há algum tempo sobre Como criar o nome perfeito para a sua empresa. Se você já tem uma empresa estruturada, com nome e etc., é só continuar lendo.
Começando a montar uma loja virtual
Como montar uma loja virtual? Bom, primeiro é preciso ter um nome de domínio e hospedagem de site. Por exemplo, você pode usar sites que disponibilizam lojas virtuais “pré-prontas”, como a Tray, Shopify e Wix. Apesar de serem bastante limitadas, podem solucionar o seu problema.
Mas se você deseja ter uma loja virtual completa, com a sua cara, totalmente personalizada, pode optar pela OpenCart. Mas aí é preciso fazer todo o design e programação da loja. E, caso você não tenha essas noções, pode contratar uma empresa especializada, como a gente!
Como criar uma loja virtual sem se preocupar com o frete?
Pra quem não sabe, o dropshipping é uma forma de frete direto. Isso quer dizer que você não vai precisar lidar com o envio direto dos produtos que vende. Na verdade, você vai contratar um fornecedor terceirizado para cuidar de todo o envio para você.
Mas isso é algo bom? Nem sempre. Especialmente no caso de lojas pequenas, que ainda estão começando. Isso porque não é vantajoso financeiramente. Especialmente se você “bota fé” no seu negócio e quer que ele seja um sucesso a longo prazo. Além disso, é complicado crescer e desenvolver sua marca, de forma duradoura, quando não está vendendo seus próprios produtos.
Outro detalhe é que, apesar de não precisar lidar com nenhuma remessa, ainda vai ter que lidar com a parte de atendimento ao cliente. E se essa tarefa já não é muito fácil quando você tem total controle do que entra e sai, imagina quando depende de outros.
No final das contas, o dropshipping pode ser uma maneira fácil de começar um negócio. Mas provavelmente não será um negócio que irá vingar ou ter grandes sucessos. O crescimento já é, antes mesmo de abrir a loja, limitado.
Vender seus próprios produtos é o melhor caminho.
Como montar uma loja virtual de qualidade?
Como dissemos antes, é preciso fazer um investimento inicial. Mas que será muito [muito!] abaixo de montar uma loja física. Bom, para começar uma loja virtual você precisa de produtos para vender. Então, vamos partir do princípio que você já tem certeza do que quer vender.
Pesquisa de Mercado
Não apenas para descobrir como montar uma loja virtual, mas em qualquer meio do mundo dos negócios, essa é uma etapa essencial. A ideia aqui é descobrir quem são seus concorrentes. E o que você tem e pode fazer melhor do que eles para convencer o seu futuro cliente.
Cliente, esse é outro ponto. Quem é o seu possível cliente? Onde ele está? Nas redes sociais? Fazendo buscas no Google? Está no Brasil todo? Mundo a fora? Ou é seu vizinho?
Para te ajudar, aqui vão algumas perguntinhas que você pode se fazer: Quais são os problemas do meu [possível] cliente?; Como o meu produto vai ajudar essa pessoa?; O que eu posso oferecer de melhor?; Como mostrar para essa pessoa que o meu produto é o melhor que ela vai encontrar?; Por que ela deve comprar de mim?.
Isso tudo vai te ajudar a descobrir a identidade da sua marca. De uma forma bem simplória e resumida, quando você conseguir responder à pergunta “Pelo que eu quero que minha empresa seja conhecida?”, você terá encontrado a identidade da marca!
Esteja atento às tendências de mercado. O TrendHunter é um exemplo de site que você pode acompanhar sempre. Eles estão sempre apresentando novas e futuras tendências em diversos nichos. Você também pode filtrar por segmentos, como tecnologia, cultura, produtos ecológicos, artigos de luxo, moda…
Outra ferramenta é o Google Trends. Ela vai te ajudar a ficar por dentro das novidades, sobre o que é tendência de mercado, tanto no passado quanto no presente. Especialmente sobre como montar uma loja virtual, se você já souber o que vender, essa ferramenta vai ser ainda mais importante. Isso porque o Trends vai compilar dados históricos desde 2004 se for necessário, para que você tenha uma ideia completa do mercado que está. E se está crescendo ou caindo em popularidade.
Identidade Visual
Provavelmente você já ouviu falar bastante em identidade visual, mas no fim das contas, você faz ideia do que seja? Basicamente, são elementos gráficos que transformam o conceito da sua marca em uma imagem que o consumidor pode ver, compreender e memorizar facilmente.
Mas esse é um daqueles trabalhos trabalhosos, que exigem muitos conhecimentos. É praticamente a primeira impressão que a sua empresa vai transparecer para o público. E a gente sabe que é ela quem fica, né?! Por isso, contratar profissionais especializados sempre será o melhor caminho e garantia. Caso você tenha interesse, a RedCake também oferece esse serviço!
O logotipo, ou logo para os íntimos, é um dos principais elementos da Identidade Visual. A sua função será transmitir para as pessoas uma mensagem clara sobre a personalidade da empresa e o que ela faz.
O problema vem mesmo quando a pessoa acha que essa não é uma etapa importante e acaba deixando esse job nas mãos daquele “sobrinho que desenha” ou que “mexe com Photoshop”. Isso porque corre o risco de parecer amador e, com certeza, seus clientes vão perceber isso.
Como expor seu produto
Quando uma pessoa compra pela internet – e você já deve ter passado por isso – a pessoa não é capaz de ver o produto pessoalmente, pegar e ver como realmente funciona. Por isso é muito importante que uma loja virtual seja repleta de fotos, fotos e mais fotos. Além de vídeos e descrições completas e coerentes para que o visitante tenha certeza do que se trata e se é ou não o que precisa.
Investir em fotos de qualidade, que mostrem todos os ângulos da mercadoria e a sua utilização, também são muito importantes! Se possível, faça vídeos mostrando como o produto funciona, itens que acompanham a embalagem, detalhes e afins.
A descrição é um daqueles detalhes que fazem toda a diferença. Isso porque a pessoa que está querendo comprar seu produto vai saber exatamente do que se trata. Informações como peso, cores disponíveis, acessórios, fabricante, modelo, materiais utilizados, voltagem… pense assim: o que eu preciso saber antes de comprar um produto que não estou “vendo com as mãos”?
A ideia aqui é passar o máximo de confiança para a pessoa que está comprando. Mostrando que você é uma loja séria e que quer fazer negócios de verdade.
Apresente sua Loja Virtual para o mundo
Tá, vamos lá. Você já criou a sua loja. Ela está funcionando a todo vapor. Seus produtos estão expostos em categorias bem definidas, com fotos profissionais, descrições perfeitamente completas e sem quaisquer erros. Chega dá orgulho de olhar esse trabalho.
Mas, e agora? Como fazer as pessoas chegarem até você? Ah, aqui é onde entra o “famoso” Marketing Digital. É através dele que você vai divulgar – fazer propaganda mesmo – do seu endereço, atraindo os primeiros [e muito mais] clientes. E, para isso, existem diversas maneiras, como:
Segurança para você e seus clientes
Quando se trabalha com uma loja virtual, consequentemente, você estará trabalhando com diariamente com informações confidenciais, como números de cartões de crédito, endereços e documentos dos seus clientes. Por isso, é preciso que o seu e-commerce seja seguro!
E, para isso, o primeiro passo é escolher uma plataforma que seja reconhecida no mercado. E, como uma espécie de “segurança extra”, contratar um certificado SSL. Esse certificado é um protocolo que criptografa as informações transmitidas entre o servidor da sua loja e o computador do consumidor.
Ou seja, mesmo que uma pessoa mal-intencionada consiga interceptar a comunicação e consiga captar dados, eles estarão criptografados e sua leitura será impossível. Um site com certificado SSL possui prefixo https ao invés de http, e um cadeado aparece ao lado da URL. Os consumidores já estão familiarizados com esses elementos, por isso, consideram esse tipo de site mais seguros.
Não apenas, o próprio Google posiciona melhor sites com protocolo https em suas páginas de resultados. O navegador Google Chrome considera sites sem SSL como sites não seguros para navegação.
Acompanhe o desenvolvimento da sua loja virtual
Agora sim, sua loja está pronta, lindona, funcionando de forma segura. Está sendo divulgada e vendendo cada dia mais. Mas não pense que o trabalho acaba por aqui! Agora é aquele momento de fazer a roda continuar girando.
Fique de olho nos resultados de tráfego e no faturamento. Acompanhe as respostas dos usuários e suas ações. Analise de perto os resultados. Assim você será capaz de entender – melhor – o que está dando certo e onde está errando.
Essas informações vão te ajudar a planejar suas próximas ações, baseadas no sucesso alcançados e corrigir as falhas que prejudiquem seu negócio.
Se você acha que está pronto mas ainda não sabe ao certo como montar uma loja virtual, conte a RedCake! Com essas dicas ☝ e a nossa experiência, com certeza seu negócio vai decolar!
E se você curtiu nossa matéria sobre como montar uma loja virtual, provavelmente, também irá gostar dos outros assuntos que exploramos aqui no blog. Então, se liga nas outras novidades que tem por aí.