Alguma vez você viu uma postagem de um perfil que não segue nas redes sociais e quando olhou a timeline desse perfil a postagem não estava lá? Esse é o propósito do dark post.
Um dark post é uma excelente estratégia para impactar os mais diversos públicos. Assim, você não precisará fazer várias publicações na sua linha do tempo.
Por exemplo, um e-commerce que oferece produtos em diferentes categorias para públicos distintos poderá direcionar diferentes mensagens específicas ao mesmo tempo.
O que é um dark post?
Basicamente, dark post significa “publicação fantasma”. Já dá para imaginar o porquê, né? Estas são postagens patrocinadas que não aparecem na linha do tempo da empresa. No entanto, ficam visíveis no feed apenas para pessoas que fazem parte de determinada segmentação.
Você mesmo poderá fazer essa segmentação, de acordo com o que você acredita serem as características mais próximas de alguém que se interessaria pelo seu produto.
Portanto, estabeleça alguns critérios de segmentação. Como, por exemplo: idade, demografia, gênero, status de relacionamento, entre outros. Além disso, também é possível segmentar a publicação por palavras-chave.
Como criar um dark post?
- Fonte: Facebook
O dark post deve ser criado no Gerenciador de Anúncios do Facebook. E, para isso, é preciso ter uma conta no Facebook.
Em seguida, cadastre um cartão de crédito para que as cobranças sejam realizadas. Por fim, crie uma fanpage para impulsionar as publicações.
Ao acessar o Gerenciador de Anúncios do Facebook para criar um dark post, você pode clicar em Acesse o Gerenciador de Anúncios ou Criar um Anúncio.
O Facebook permite que você crie diferentes tipos de anúncios na própria plataforma. Tanto no Instagram, quanto Audience Network e no Messenger.
Cada anúncio possui dois componentes: formato (sua aparência) e posicionamento (onde será exibido). Para conhecer todos os formatos de anúncio o Facebook criou um Guia de Anúncios. Nele, você encontrará especificações como dimensões, tamanhos de arquivo e limites de caracteres.
- Fonte: Guia de Anúncios do Facebook
Mas, voltando ao dark post, ao clicar em criar um anúncio a seguinte tela irá aparecer:
Nela, escolha qual é o objetivo do seu anúncio:
Qual o seu objetivo?
- Divulgar sua marca?
- Fazer com que as pessoas instalem o seu aplicativo?
- Vender seus produtos?
- Visualizar seu vídeo?
- Entre várias outras opções.
Role a página para baixo e insira o nome da sua campanha. Depois clique em continuar.
Depois disso, a seguinte página de configuração aparecerá:
Nesta etapa, defina a segmentação da sua campanha. Isto é, escolha quais serão os usuários a serem impactados pelo seu anúncio. Algumas possibilidades de personalização são: sexo, idade, localização, interesse, entre outras.
++Leia mais: People Marketing e aprenda a se aproximar cada vez mais dos seus clientes.
Em seguida, trabalhe o posicionamento. Nesta opção, escolha onde o seu anúncio deve aparecer. Ou seja, na plataforma do Facebook, Instagram, Audience Network e/ou no Messenger. E clique em Avançar.
Depois disso, você poderá criar um anúncio totalmente novo, de forma manual, ou usar uma publicação existente. Defina o nome do anúncio com a data publicada para ter controle sobre os seus resultados e role a página para baixo.
Defina o destino, o texto principal, link de exibição, chamada para ação, entre outras configurações necessárias.
Então, para criar a última etapa do dark post, defina como será feito o rastreamento das conversões do seu anúncio. Por fim, clique em Publicar.
Além disso, depois de selecionar a opção que deseja, siga os passos indicados pelo próprio Gerenciador de Anúncios. Defina o conteúdo a ser publicado e o seu dark post está pronto!
Por que investir em dark post?
É importante lembrar que o dark post não faz milagres! Sozinho ele não é suficiente para que a sua campanha seja um sucesso. Afinal de contas, a segmentação é apenas uma forma de tornar os seus anúncios mais precisos e eficientes. Portanto, faça um monitoramento constante e atualize a sua segmentação, sempre que necessário.
Agora, a qualidade do conteúdo é de extrema importância para que você consiga os melhores resultados. Pois, em um mundo que passa por transformações digitais a cada novo minuto, precisamos entender como as ferramentas funcionam e quais são os benefícios de cada um desses recursos.
O dark post é um excelente exemplo disso. Já que se trata de uma função básica e muito simples de colocar em prática. Ou seja, essa é uma ferramenta capaz de impactar positivamente a sua estratégia de marketing digital, garantindo mais conversões para o seu negócio.
++Veja mais: como vender através das redes sociais.
Agora que você já se familiarizou mais com o termo e conceito de dark post, que tal começar a criar o seu?
Mas se você ainda não se sente confiante o suficiente para fazer isso sozinho, não se preocupe! Afinal, a equipe RedCake está aqui para te ajudar. Nós somos experts em Inbound Marketing!
Entre em contato conosco. Tire todas as suas dúvidas e vamos juntos traçar novas estratégias de marketing digital para a sua empresa!
Curtiu essa matéria? Então, você também vai gostar de outros assuntos que exploramos aqui no blog. Se liga nas novidades que vêm por aí!