Personas são, basicamente, a representação semifictícia de um cliente ideal, de acordo com pesquisas de mercado e dados reais. Essa pesquisa inclui dados demográficos, padrões de comportamento, motivações e objetivos dos clientes.
Para que um persona seja criada, são necessários dados como: faixa etária, sexo, cargo, motivação, principal dificuldade, principal problema, o que busca em uma solução, o que pensa do produto, interesses, etc.
Essas informações podem variar de empresa para empresa, o importante é conseguir, com as perguntas corretas, formar uma imagem bem definida da persona – pessoa alvo, persona para marketing.
A partir daí você será capaz de criar ações que façam parte do cotidiano dessa “pessoa”, que é um retrato do cliente ideal e, muito provável, uma parte do seu público alvo. Assim, você será capaz de trabalhar segmentações na mídia online.
COMO ESTRUTURAR PERSONAS PARA MARKETING
Após a elaboração das perguntas, destinadas à sua empresa e necessidade, com as respostas obtidas através da pesquisa, será realizada a documentação e desenho da persona para marketing.
Seguindo a seguinte estrutura, será bem mais fácil identificá-la:
1 – Nome e título: para ajudar na personificação, dê um nome e profissão à persona. Se for uma empresa B2B, identifique quem fará a compra e o carga que atua.
2 – Básico: faça uma breve biografia com informações do tipo idade, sexo, localização, estado civil, o que gosta, o que não gosta e o que mais considerar importante para sua identificação.
3 – Experiência: tanto profissional quanto pessoal são importante, coloque histórico de trabalho, atividades de lazer, hobbies, etc.
4 – Citação: uma pequena frase que sintetize a atitude da persona em relação ao produto ou serviço.
5 – Experiência online: se costuma usar a internet, quais atividades realiza online, que tipo de dispositivo usa mais, etc.
6 – Sites favoritos: exemplo1.com | www.exemplo2.com
7 – Objetivos: qual o objetivo dessa pessoa ao procurar determinado produto/serviço/empresa? Qual a “urgência” em encontrar esse produto/serviço? Qual o fator decisório (valor, resolução do problema)? Precisa de um parceiro para engajamento em longo prazo?
8 – Precisa/quer: o que falta para sua persona atingir o objetivo?
É importante ter em mente que apenas uma persona não será capaz de abranger todo o seu público e público alvo, por isso é sempre recomendável criar mais de uma persona, com descrições que representem todos atuais clientes e potenciais.