Cadê todo mundo? Estão todos nas redes sociais! Tio, irmã, avô, primo, famosos, personagens, pequenas empresas, grandes empresas, ONGs e até animais de estimação. As redes sociais tomaram conta da internet e a sua empresa, é claro, não pode ficar de fora. A presença nesses canais traz inúmeros benefícios para marcas, mas apenas se forem bem utilizados. No blog de hoje separamos 8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais.
Se aproximar do consumidor, conquistar novos clientes, fortalecer a marca, não é tão simples quanto cuidar do seu perfil pessoal nas redes. Posts, curtidas, comentários, tweets e compartilhamentos devem ser bem pensados e monitorados. Porque um dos maiores erros de pequenas empresas é publicar algo e não saber mensurar se foi eficaz ou não.
A maioria não conhece o Insights do Facebook, ou o Twitter Analytics e outras ferramentas que podem ajudar nesse processo. É muito comum as pessoas pensarem que podem publicar qualquer coisa e, instantaneamente, a sua audiência gostará. Porém, a realidade nem sempre é assim. Não saber por onde começar ou como criar conteúdo para redes sociais faz parte, já que essa ainda não é uma realidade para todos.
Por isso, confira 8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais e garantir que a comunicação da sua marca nas redes sociais é um sucesso:
1 – Escolha as redes sociais certas
Para começar, existem diversas redes sociais no mundo todo. De uma forma ou outra elas estão interligadas e boa parte dos usuários tendem a utilizar mais de uma rede ao mesmo tempo. Por exemplo, suponho que você deve ter, pelo menos, uma conta no Facebook e outra no Instagram, certo? E se não, com certeza conhece alguém que sim. E, talvez, até em mais de uma rede social.
No caso de empresas, ao começar do zero, o ideal é fazer uma pesquisa antes. Por isso, pergunte aos seus clientes quais canais de redes sociais eles mais usam ou preferem. Você pode fazer de maneira online e off-line. E se a empresa já tem perfis nas redes sociais, verifique a eficiência de cada um.
Observe o tamanho da audiência de cada um dos canais utilizados, as taxas de engajamento e diversas outras métricas. A partir daí, invista naquelas que dão maior resultados. Você também pode analisar as redes dos seus concorrentes. Com que frequência eles postam e em quais canais? Quais são os tipos de conteúdo postados em cada rede e as ações que mais trazem benefícios? Faça um apanhado geral das melhores práticas e implemente-as na sua estratégia.
2 – Descomplique os conteúdos
Sinto muito em informar, mas criar conteúdo para as redes sociais leva tempo. Mas esse trabalho é facilitado quando você utiliza as ferramentas corretas. Hoje em dia não é mais preciso ter um equipamento super caro para criar conteúdo de qualidade. Você pode fazer vídeos e fotos usando um smartphone e aplicativos de Canva e VSCO.
A partir do momento que o conteúdo estiver pronto, você poderá agendar para datas e horários de sua preferência. Para essa tarefa, existem diversas ferramentas, como Buffer, Sprout Social, MediaLabs, SEMrush Poster, entre outras.
Quando estiver com dúvida sobre qual tipo de conteúdo publicar nas redes sociais, lembre-se do princípio de Pareto. A regrinha do 20/80 sempre funciona no marketing. Ou seja, planeje 80% de conteúdo antecipado e mais 20% de tempo para conversas ao vivo.
3 – Conheça seu público-alvo
Boa parte das empresas estão acostumadas a lidar com clientes “cara a cara”. Saiba que com os clientes online não será muito diferente. Primeiramente, defina seu público-alvo. Algo que não se faz da noite para o dia e que se estabilize para sempre.
Essa demarcação é algo empírico, com base nos seus testes, e deve ser constantemente ajustado de acordo com o andamento das redes. Dessa maneira, você poderá traçar estratégias mais seguras, atingindo o público que você realmente quer.
4 – Saiba lidar com críticas e mensagens negativas
Mensagens nas redes sociais nem sempre são flores! Críticas e mensagens negativas também poderão aparecer. Portanto, saber administrá-las e respondê-las é um grande ponto positivo.
Além de ajudar na consolidação da marca, cuida da reputação da empresa, mostrando que ela também se importa com clientes e seguidores insatisfeitos. Gerenciar crises se torna essencial, porém, não se desgaste demais quando houver repercussão negativa, valorize os simpatizantes.
Uma boa dica é: nas redes sociais comunique-se com os seus clientes de forma pessoal. Use o símbolo “@” para marcar a pessoa com a qual está falando. Pois, interagir com o público é necessário. Isto é, responda as perguntas, tire dúvidas, agradeça. Aja do mesmo jeito que faria se estivesse frente a frente com o cliente.
A interação com o usuário é um dos maiores focos da rede. Isso garante a aproximação e conexão, dando uma imagem mais “humana” para a marca. As pessoas têm apreço pela reciprocidade nas redes. Portanto, gostam de conteúdos que estimulem essa interação, conversas com seguidores nas páginas, likes, comentários e muito mais.
5 – Confie na criatividade
Não fale apenas da sua empresa e de seus serviços, a diversificação de conteúdo é muito importante. Além de assuntos autênticos, a criatividade atrai e fideliza os seguidores que acompanham suas páginas.
Abordagens com humor, temas atuais e até responsabilidade social podem trazer um grande engajamento, mas sempre com foco na necessidade do cliente. Diferencie-se de seu concorrente e transforme seguidores em consumidores.
6 – Desenvolva um planejamento
Garanta a assiduidade das postagens, assim como a sua qualidade. Caso sua marca fique muito tempo sem aparecer, pode dar uma impressão de desleixo e esquecimento para seus seguidores. Certamente, não é isso que você quer transmitir né?
Com o passar do tempo, podem ser feitos testes para identificar os melhores horários de interação, otimizando cada postagem, aumentando as chances de engajamento.
Se possível, desenvolva conteúdos para blog e e-mails marketing que chamem a atenção do seu público. Mas escolha bem as temáticas e quantidades. Lotar a caixa de entrada do seu prospect não é a saída. Ofereça conteúdos de interesse e qualidade.
Além disso, siga uma linha de comunicação, como se fosse o DNA da empresa. A linguagem usada deve transmitir a essência da marca, sem grandes mudanças ao longo do tempo, pois pode confundir seus seguidores. Tenha foco nessa linguagem, mas sem perder a criatividade.
7 – Acompanhe seus números
Cada uma das redes sociais possui seu próprio relatório de análise incorporado. Existem duas métricas principais que você precisa prestar atenção: o engajamento e o tamanho do público. As métricas de engajamento mostram como o público reage ao seu conteúdo.
Fique atento aos números de suas páginas, como a quantidade de seguidores, fãs, compartilhamentos, comentários, retweets e etc. Além disso, mensure também os problemas solucionados por essas mídias, as economias financeiras que elas trouxeram, a fidelização de clientes e as demais vantagens de estar presente nesses canais.
Ou seja, analise e meça o desempenho de todas as redes sociais que você utiliza. Observe os pontos mais altos e mais baixos nos gráficos. Dessa forma, você poderá entender melhor as preferências do seu público.
8 – Esteja sempre monitorando sua concorrência
Ficar atento ao que a concorrência disponibiliza nas mídias digitais pode ajudar a entender suas estratégias e notar também o que a rede da sua marca está deixando a desejar. Faça questão de acompanhar de perto a administração das redes sociais de sua marca, garantindo a qualidade de todas as postagens e contatos. Esse assunto é sério, pois deslizes podem acarretar grandes dores de cabeças.
Existem profissionais capacitados para esse tipo de serviço, chamados Social Media. Eles gerenciam e monitoram as mídias digitais de empresas com maestria. Por isso, procure uma agência, informe-se e aplique essas 8 dicas para sua empresa conquistar as redes sociais.
Dessa maneira, você se sentirá um pouco mais confiante para cuidar das redes sociais da sua empresa. Para isso, conte com a gente para melhorar a visibilidade da sua empresa no ambiente digital! Somos especialistas em gestão de redes sociais!
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