A função principal de uma loja virtual é levar o seu consumidor a compra, e de preferência de maneira rápida e prática. Já a finalidade de um blog é levar conhecimento até seu público, relacionar-se com ele, gerando empatia, comentários e interações. Boa parte dos visitantes do seu site ainda não está no estágio de compra, e eles não vão pedir um produto apenas com um anúncio ou uma oferta de um produto. É necessário criar vínculos com seus visitantes.
No inbound marketing, ou marketing de atração, o blog tem seu importante papel no estágio da atração, que fica logo no início do funil de vendas. É quando você convida uma pessoa a conhecer sua marca através de um conteúdo bem elaborado. Talvez ela não se interesse logo de cara pelo seu produto, mas vai adorar suas dicas quanto à decoração da sua sala, caso seu produto seja uma cortina. Quem não gosta de uma leitura produtiva e bem elaborada? É aí que seu blog ganha destaque.
Ao disponibilizar para seus atuais e futuros clientes opções alternativas e não somente de compra, você os cativa e pode estar suprindo suas necessidades com informações relevantes. Dessa maneira, você estará ajudando a estabelecer o nome e a reputação da sua marca para seu nicho de mercado. Esse conteúdo adequado ao seu nicho cria importantes vínculos que podem chegar até a compra de fato. Compradores bem informados e decididos tendem a diminuir até a quantidade de serviços de atendimento e de suporte no futuro.
O seu posicionamento nos motores de busca pode melhorar e muito com uma produção de conteúdo adequado no seu blog. O Google, por exemplo, possui robôs que fazem uma varredura no conteúdo online, e ao avaliar o que você coloca na rede, decide em qual posição você ficará nos resultados de busca. E um detalhe é fato: todos os websites querem ficar na primeira página da pesquisa.
Quer saber como aumentar a efetividade do seu blog?
Seguem algumas dicas para te ajudar a alcançar melhores resultados:
- Saiba qual a persona de seu e-commerce e procure saber qual o conteúdo mais adequado a ser disponibilizado, o direcionado para quem realmente é seu público-alvo. E claro, com uma abordagem agradável, longe de ser agressiva.
- Garanta que seu blog tenha caixas de captura de e-mail, assim a geração de leads pode aumentar, e você poderá nutri-los com assuntos que os interessam.
- Faça a integração do seu blog com a loja virtual, colocando fotos e links para seu produto de acordo com o que a pessoa esteja lendo, mas sem forçar a barra.
Uma agência digital faz todo esse planejamento, tudo pensando na melhor maneira de posicionar e atrair leads para sua loja virtual. Você se interessou pelo assunto? Acha que sua loja virtual pode faturar ainda mais? Vem bater um papo com a gente, sabemos e colocamos em prática as melhores estratégias do marketing digital para sua empresa!