Como começar uma loja virtual?

Saiba quais são as etapas mais importantes para fazer suas vendas online por sua loja

Apesar do que muitos pensam, ter uma loja virtual não é um processo tão complexo assim. Mas então, como começar uma loja virtual? Cada vez mais, empresas que antes só tinham suas lojas físicas estão se readaptando para reinventar suas estratégias de marketing, e essa é uma delas. E, portanto, você não precisa ter medo de vender online porque este é um processo de migração em constante evolução na nossa sociedade. 

O crescimento do número de lojas virtuais é algo exorbitante a cada dia. Mas é preciso ter em mente algumas medidas para que você consiga se destacar no seu segmento. Por isso, a RedCake elaborou conteúdos em diferentes plataformas para te ajudar nessa jornada. Você também pode encontrar as dicas deste blog no RedCast #004, disponível no nosso canal do Youtube e no nosso perfil do Instagram.

Dicas para começar uma loja virtual:

#1 Escolha e entenda o segmento da sua loja

Qual o tipo de produto? Como fazer a entrega? Quem são meus fornecedores? Qual atrativo o meu segmento pode oferecer: frete, condições especiais de parcelamento, novidades toda semana, personalização do produto?

Portanto, com essas questões em mente você poderá adaptar as funcionalidades da sua loja virtual para atender à realidade da sua empresa desde o momento de sua criação.

#2 Compre na loja virtual do seu concorrente

Quando você compra na loja do seu concorrente você pode conhecer a jornada de compra do seu produto e saber exatamente o que o seu cliente espera receber em troca, desde questões como: atendimento, prazo, valor do frete, feedback, entre outros pontos. Portanto, utilize essa experiência para aprimorar a sua venda online.

#3 Informações claras e visual organizado

Se o seu cliente precisar procurar muito pelas informações que necessita ele irá desistir da compra. Então, tente deixar tudo de maneira intuitiva e de fácil acesso. Lembre-se também de descrever bem seu produto e ter fotos atrativas, pois tudo isso é fator relevante para uma venda bem sucedida.

#4 Marketplace x loja própria

Determine qual será o tipo de sua loja virtual, se você terá uma loja online própria ou se irá hospedar seus produtos em algum Marketplace. Ambos os tipos possuem suas vantagens e desvantagens, mas é preciso saber qual deles é melhor para a sua empresa e pode trazer bons resultados de venda. No nosso RedCast 004 você encontra muito mais detalhes sobre cada um dos dois tipos para entendê-los bem.

#5 Método de pagamento: facilitadores e gateways

Para você que está começando a vender online nós recomendamos a utilização dos facilitadores, porque abrangem mais formas de pagamento, envolvem menos burocracia e facilitam a compra e intermediam essa relação entre cliente e operadoras de cartão.  Já os gateways de pagamento permitem que o dinheiro caia diretamente na sua conta, mas, você se torna responsável por uma análise de risco e fraude na compra, assumindo os riscos do processo.

#6 Defina a forma de entrega que se adapta a sua realidade

Cada forma de entrega possui uma taxa. Além de definir qual a mais recomendada para a sua empresa, leve em consideração as condições de transporte do produto, prazo e qualidade na entrega. Afinal, todos estes fatores influenciam em uma possível recompra em sua loja virtual.

#7 Não se esqueça do suporte ao cliente

Por último, mas não menos importante, não se esqueça de que as principais informações sobre o seu negócio precisam estar bem posicionadas e disponíveis para seu público solucionar todas as dúvidas que ele tem a seu respeito. Então, providencie uma sessão de “Perguntas Frequentes”, “Sobre você”, um chat online ou blog com descrição dos produtos. É importante que você deixe à disposição de seu cliente diversas formas de oferecer suporte caso ele tenha problemas, queira fazer trocas ou simplesmente entrar em contato com sua equipe com dúvidas.

De todas essas dicas queremos que você guarde o essencial: COMECE.

É preciso dar o primeiro passo em direção ao futuro dos seus negócios, e esse futuro é digital! Sabendo como começar uma loja virtual e tendo todos esses pontos em mente você estará capacitado para se destacar no seu segmento e torná-la um sucesso.

Em todos os seus processos você pode contar com a ajuda da RedCake para se sentir mais seguro no seu marketing digital. Quer criar a sua loja virtual? Fale conosco e comece já!

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