Inserindo-se no universo online, o Marketing Digital veio para ampliar o alcance de cada marca, produto ou serviço dentro da internet. Utilizado com sabedoria e planejamento, ele é capaz de potencializar não apenas as vendas, mas também a influência da marca, assim como seus valores, posicionamento, relacionamento com o cliente e diversos outros aspectos.
A internet já está na frente dos meios de comunicação tradicionais como TV, rádio, revistas, jornais e se tornou a principal fonte de entretenimento e de informação, portanto, é essencial que sua marca conquiste positivamente seu público na ”praça” ou no canal que ele mais acessa. Para ter certeza disso, basta considerarmos a quantidade imensa de horas que ficamos de olho em nossos smartphones diariamente, estamos constantemente conectados.
Mas se o Marketing Digital é tão relevante assim, de que maneira você pode utilizá-lo a favor de seu negócio? Existem variadas formas de beneficiar-se desse recurso e aqui vão algumas dicas para que você conheça a dimensão que ele adquiriu nesses últimos anos.
-
Páginas digitais
Para iniciar no mundo digital você necessita existir nesse meio. Através de páginas digitais como sites, blogs, portais dentre outros, você estará presente na internet e poderá introduzir então sua identidade para o mundo. Dentro desses canais, você poderá difundir conteúdos relevantes por meio da escrita, de imagens ou vídeos, fortalecendo a sua presença digital. É importante salientar a qualidade de tudo que você divulga, uma vez que pode impactar positivamente ou negativamente seu receptor, e uma agência digital pode te dar total suporte nesses quesitos.
-
Propagandas e anúncios
A publicidade que antes era feita somente impressa, na TV ou no rádio ganhou novas faces. Você pode anunciar online e atingir um número não apenas maior de pessoas, mas também pode segmentar e direcionar sua publicidade para um público em específico. Além de ser uma divulgação com custos mais baixos, essa segmentação potencializa ainda mais seu anúncio, fazendo valer a pena cada centavo aplicado. Investimentos no próprio Google (Google Adwords), por exemplo, é uma excelente maneira de chegar até seu público alvo.
-
Mídias sociais
Facebook, Instagram, Twitter, Google+, Snapchat são algumas das mídias sociais que as empresas podem utilizar para se aproximar de seus consumidores e público alvo. Com baixo investimento as redes sociais são capazes de estreitar seu relacionamento com clientes, disseminar campanhas, monitorar sua marca e a concorrência, permitir maior interação com o público, e não menos importante, pode influenciar seu consumidor a se tornar um embaixador da sua marca (aquele cliente que não apenas compra, mas que também abraça seu negócio). Ser amigo de instituições, seguir, curtir e interagir com empresas são hoje maneiras eficazes de cativar o consumidor, aliados a uma boa administração dessas redes sociais.
O Marketing Digital tem se enraizado nos negócios mundialmente e a tendência é só crescer ainda mais. Através de ferramentas, surgem novas maneiras de se aprofundar e entender o que se passa na cabeça dos consumidores e suas vontades. Alguns exemplos dessas ferramentas são: SEM (Search Engine Machine), SEO ( Search Engine Optimization), PPC (Pay Per Click) dentre outros, que explicaremos direitinho para você, mas em um outro texto aqui no blog. Então, fique de olho e não perca tempo, faça já o uso do Marketing Digital e potencialize sua marca!